Anjo Gás
Disk-Gás (15) 3321-2826

Informativos

Aumento de casos de dengue preocupa a população.

Novo boletim divulgado nesta segunda-feira (29) pela Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) mostra que, desde o início do ano até o dia 26 de abril, foram confirmados 543 casos de dengue na cidade. Deste total, 453 casos são autóctones (contraídos na própria cidade) e 90 são importados (contraídos em outras localidades).

Uma análise epidemiológica do surto em andamento na cidade aponta algumas características e informações sobre a evolução da dengue em 2013. Do total de 10.708 notificações de casos suspeitos até o dia 26 de abril, 10.165 (94,9%) foram descartados. Comparando com o mesmo período de 2011 (ano em que o município também enfrentou um surto), nas últimas semanas, o número de casos confirmados de dengue está menor. Mesmo assim, a Área de Vigilância em Saúde faz um alerta: a previsão é que o número de casos tenha um aumento significativo nas próximas duas semanas.

Ainda de acordo com o último boletim, a maioria dos casos da doença confirmados na cidade apresenta-se sob a forma de dengue clássica, com o registro de alguns casos com complicações leves a moderadas. Em fevereiro, foi registrado um óbito pela doença (um menor de 13 anos). O documento mostra ainda que há casos positivos de dengue em todas as faixas etárias, concentrando-se nas pessoas com idades entre 20 e 39 anos.

Todas as ações de controle continuam sendo intensificadas nas regiões que apresentam casos de dengue. A SES pede o apoio da população no combate ao mosquito transmissor: é necessário que cada cidadão fique atento em sua casa e em seu local de trabalho, eliminando todos os materiais que possam acumular água e assim, possam se tornar criadouros do Aedes aegypti.